Sobre mim

Foto Download HD Sleezer

Sou a Margarida, Advogada e Formadora, nascida em Aveiro, vivida no Porto e regressada às origens. De sorriso fácil, inconformada, fortes convicções, objetivos bem definidos, extrema dedicação aos projetos a que me proponho e, acima de tudo, muita paixão pelas pessoas e pelo que faço. Não sei fazer de outra maneira.

Enquanto criança questionava-me muitas vezes sobre os comportamentos humanos. Sempre me fascinou a psique e as relações entre as pessoas. Apaixonada por desafios, propus-me a entrar no Curso de Direito, embora o fascínio pela psicologia nunca me tivesse deixado de acompanhar. 

Em Agosto de 2011, na Guiné-Bissau, tive a minha primeira (e inesquecível) experiência de formação com formandos de várias faixas etárias. Foi uma experiência extremamente marcante!

Mais tarde, enquanto advogada, dei apoio jurídico a mulheres vítimas de violência doméstica que sentiam que viviam sozinhas numa luta diária. Passavam os dias a fazer de conta que estava tudo bem. Viviam desgastadas e sufocadas. Nessa altura apercebi-me do quão complexas podem ser as relações conjugais e de que cada pessoa compreende o amor de forma diferente.

Quando comecei a exercer a advocacia por conta própria, acompanhei de perto e vivenciei, através dos meus clientes, vários processos de separação. Processos com origem em conflitos entre casais que não chegavam a acordo relativamente ao futuro dos filhos e sistematicamente faziam das crianças verdadeiras armas de arremesso. 

Momento em que me apercebi do grande desafio que esses casais enfrentavam: a dificuldade em comunicar sobre o tema da Separação. A esse propósito, desenvolvi técnicas de mediação que os permitiram comunicar sobre o fim de mais um capítulo das suas vidas. Fi-lo na convicção de que só assim seriam capazes de fazer da Separação uma oportunidade para serem felizes. 

Consciente de que o tema Separação para muita gente é um problema que enfrentam silenciosamente, quero partilhar os conhecimentos que adquiri e assim ajudar as mulheres a comunicar de forma mais eficaz sobre este tema com o(s) filho(s) e o companheiro de quem se pretendem separar.

Faço-o porque acredito que é possível preparar uma Separação Feliz. Vejo-o nas minhas clientes que assumiram o comando da sua vida: construíram uma família unida, os filhos têm um pai e uma mãe presentes nas suas vidas ainda que vivam separados, são mulheres independentes com um grande amor próprio, têm laços fortes com os filhos que as veem como exemplos de alguém que não desistiu de encontrar o amor.

De facto, AS COISAS MENOS BOAS ACONTECEM PARA QUE, NA NOSSA VIDA, POSSAM VIR COISAS AINDA MELHORES! Mas temos de estar preparadas para as receber. 

Quando não estamos, há que procurar e saber aceitar a ajuda de quem já experienciou inúmeras situações semelhantes. São pessoas como eu que te podem orientar nesta encruzilhada, facilitando-te, assim, a tua viagem. 

Missão

Ajudar mulheres a libertarem-se das relações que não as fazem felizes, sem causar sofrimentos aos seus filhos.

Visão

Terminar uma relação não é fácil. Mas insistir nela pode ser bem pior! Contrariando tudo o que vem nos contos de fadas a que nos habituaram, acredito convictamente que uma separação pode trazer um final feliz.  

Valores